decoração com plantas

Contar com um vaso de plantas dentro de casa, uma horta suspensa ou um canto verde é animador. A decoração com plantas alia beleza, aconchego e muito requinte em diversos ambientes. Por esse motivo, vem sendo muito utilizada na decoração de casas, escritórios, edifícios e muito mais.

Mas você sabe por que escolher esse tipo decoração e quais cuidados tomar na hora de montar o ambiente? A verdade é que precisamos ficar atentas às necessidades da planta e as características do ambiente.

Se não fizer isso, a sua decoração com plantas se torna um pesadelo e tira todo o requinte desse estilo maravilho. Quer arrasar e eliminar todas as chances de erro com a decoração verde?

Veja por que apostar nessa tendência de decoração e algumas dicas para fazer as escolhas corretas, evitando imprevistos dentro de casa. Confira este artigo agora mesmo e tire todas as suas dúvidas!

Por que fazer a decoração com plantas?

Plantas lembram o contato com a natureza e possuem uma beleza única. É impossível reproduzir essas obras de arte de outro modo. O padrão de cores é incrível, há combinação entre os tons e elas ainda levam vida para o ambiente.

Uma decoração que mistura requinte, charme, elegância, sofisticação e muito aconchego. Por isso, a decoração com plantas merece a sua atenção, sendo uma ótima forma para levar a natureza para dentro de sua casa e deixar o espaço ainda melhor. Logo, não tenha medo de usar essa tendência em seu ambiente!

Cuidados na hora de escolher as plantas

Fazer uma decoração com plantas tem muitas vantagens, como vimos anteriormente. Mas essa escolha exige alguns cuidados para evitar que a experiência se torne traumática para você e para as plantinhas também.

Veja algumas dicas para fazer uma decoração com plantas de tirar o fôlego, com total segurança e conforto para todos.

1. Conheça bem a espécie antes de comprar

Antes de fazer uma decoração com plantas é preciso ficar atenta às espécies disponíveis. Nem todas as flores e vegetais se adaptam bem a ambientes internos, por isso pesquise com cautela a melhor opção para dentro de sua casa ou escritório.

Leve em conta também a quantidade de umidade, luz e raios solares presente no ambiente. É preciso ficar de olho nessas condições para escolher a opção mais adequada para compor a decoração, sem causar riscos ao bem-estar da planta.

Por exemplo, algumas plantas não podem receber os raios solares diretamente e são muito frágeis a umidade. Logo, ela não deve ser colocada muito próxima de janelas. Já a rega deve acontecer poucas vezes por semana e em quantidades muito pequenas.

2. Adeque sua rotina aos cuidados com a planta

É importante salientar que além de objetos de decoração, as plantas são seres vivos e exigem cuidados. Você vai precisar regá-las, podar em alguns casos, fazer a limpeza do vaso, colocá-la em contato com o sol e assim por diante.

Sendo assim, é importante adequar a sua rotina para tomar esse cuidado com a planta e garantir o seu bem-estar. Portanto, separe algumas horas em sua agenda para regar as plantas e dar um pouco de carinho para elas.

O melhor horário para isso é logo pela manhã, ou após anoitecer. Mas não deixe de cuidar de sua horta ou pequeno jardim para mantê-lo bonito e saudável, acima de tudo.

Outra dica é escolher plantas que se adaptem a sua rotina, por exemplo, escolha um Cacto se não tem muito tempo para cuidar dele. É uma planta mais forte e resistente e não exige muitos mimos para se manter.

3. Preste atenção nos vasos e recipientes

Os vasos e recipientes que acomodam as plantas na decoração também são importantes. Eles precisam combinar com o restante da décor e, acima de tudo, serem adequados ao ambiente. E isso tanto no material de que são feitos, como na usabilidade desses objetos.

Uma planta dentro de casa não pode reter água no pratinho do vaso ou liberar muita umidade. Caso contrário, pode danificar o seu móvel e causar uma grande sujeira dentro do cômodo. Por isso, escolha as opções adaptadas para ambientes internos, que combinam glamour e usabilidade ao mesmo tempo.

Ah, e não precisa nem falar para cuidar com os focos da dengue, não é? Com certeza você não quer esse mosquito se proliferando dentro de sua casa, então todo cuidado é pouco!

A decoração com plantas é uma tendência de design de interiores nos próximos anos. Mas exige alguns cuidados e boas escolhas para que tudo dê certo.


Uma opção para mandar bem nesse sentido e arrasar na decoração é fazer um curso específico sobre esse tema. Na oficina de decoração com plantas você aprende mais sobre esses seres vivos e descobre como combiná-los com a décor de seus ambientes. Conheça a programação completa do curso, tire todas as suas dúvidas e inscreva-se agora mesmo!

Decoração com plantas: Leve a natureza para dentro de casa e melhore o ambiente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *